Quem é Clp ?

15 de julho de 2011

Museu de Anatomia e Patologia Dupuytren



Olá Bom dia!!
Essa aqui é mais uma das postagens refeitas, nela falarei sobre um dos primeiros museus de Patologia e Anatomia de Paris, esse maravilhoso local contem muitos itens curiosos, e principalmente muitos objetos de estudos, que renderam a cura de muitas doenças, 
que hoje conhecemos.




Dupuytren Museum University

Primeiramente localizado no Cordeliers, o museu Dupuytren existe desde de 1835, contendo coleções de muitos médicos e estudiosos da patologia anatômica. Esqueletos, moldes de cera e órgãos preservados em frascos, alguns apresentando ma-formações do corpo, no início o museu era considerado por muitos uma "monstruosidades" e nos dias de hoje, não deixa de ser diferente. 

Fundado em 1835 por meio de um legado de Guillaume Dupuytren (1777-1835), que era um professor de medicina na faculdade de Paris. O museu foi instalado pela primeira vez no refeitório de um convento chamado Cordeliers e lá permaneceu por um século. Em 1935, devido ao estado de degradação do edifício, os itens adquiridos até aquele momento foram retirados e levados para a o porão da faculdade de medicina e cirurgia de Paris, onde permaneceu, mas como sofreu alguns danos, e por isso seus itens foram transferidos em 1967,  para suas instalações atuais. 

Atualmente, o museu contém cerca de 6000 itens, entre eles: objetos de cera, pedaços de ossos, partes de corpos humanos e animais conservados em frascos, fotografias, pinturas, gravuras, desenhos, e algumas ferramentas para a prática da patologia. O item mais antigo data é uma peça de cera que data do final do século XVIII e faz parte de uma das coleções do Royal College of Surgery. 


Existem milhares de pedaços de ossos, que vão desde crânios, esqueletos completos, fragmentos de ossos  á articulações do corpo humano dissecadas. Estas peças, se tornaram muito raras no Ocidente, mas são comuns em muitos países em desenvolvimento pelo mundo  

A terceira categoria de objetos no museu é uma grande série de frascos contendo "partes" imersas com um fluido especial fixador, esse fluido era antes considerado um segredo do antigo museu. Algumas destas "parte" tem um valor histórico único. Houve um caso em que um paciente, permitiu que estudassem seu cérebro após sua morte, o nome dele era Paul Broca (1824-1880), ele cedeu seu cérebro para que alguns médicos e estudiosos da faculdade de Paris pudessem descrever as lesões e a afasia desenvolvida por ele, tornando-se assim um objeto de pesquisas cerebrais. 


Dupuytren museu também apresenta exposições e conferências especiais, que questionam o homem, sobre seu corpo e de suas patologias.

Abaixo coloquei um vídeo do museu, para que vocês possam ter uma ideia da variedade, diversidade e quantidade de itens adqueridos desde 1835.

Nenhum comentário:

Postar um comentário